Não, eu não mereço

Mulher nenhuma merece ser atacada. Você não merece, eu não mereço. Estando de burca ou de fio dental, de calça jeans ou short curto. Estando vestida ou pelada. Atacar quem quer que seja, pelo motivo que seja, não é certo. Não é legal. Não é direito. Não é bonito.

E você, mulher, precisa entender: se você foi atacada, se você conhece alguém que foi, a culpa não é sua. E nem dela. Você é a vítima. Você não tem culpa da doença dos outros e muito menos da nossa sociedade.

Não existe isso de ela pediu. Não existe isso de ela mereceu. Não existe isso de ela disse não dizendo sim. Violência não tem eufemismo. Violência é violência e ponto final.

E você, mulher, precisa entender: se você concorda com esse pensamento, se você acha que a mocinha de saia curta merece ser atacada, você está dando margem para que isso aconteça com você. Não é porque sua saia está no joelho que você está protegida. Numa sociedade em que a violência não é condenada, ninguém está imune. E mesmo você, que acha que a mocinha pediu pra ser atacada, não merece passar por isso. Você não merece, eu não mereço.

Chega de vitimizar o culpado. Chega de culpar a vítima. Chega, gente. Chega!

***

Do que eu tou falando? Disso daqui:

http://revistamarieclaire.globo.com/Comportamento/noticia/2014/03/mulher-que-usa-roupa-curta-merece-ser-atacada-diz-resultado-de-pesquisa-do-ipea.html

E disso daqui também:

http://m.oglobo.globo.com/pais/pesquisa-585-concordam-que-haveria-menos-estupros-se-mulheres-soubessem-se-comportar-12006214

***

Sei que os posts por aqui geralmente são leves, mas não posso me omitir diante de um fato gritante desse. Como mulher, como brasileira, como cidadã. Tá na hora de a gente colocar a boca no mundo e fazer alguma coisa. Pra ontem!

2 pensamentos sobre “Não, eu não mereço

  1. Achar que uma roupa faz alguém melhor ou pior, achar que dá o direito de alguém abusar/violentar outrem é retornar a barbárie.

    • A sensação que eu tenho é que não é um retorno, é apenas um vir à tona de algo que sempre existiu mas que estava camuflado…😦

Deixe uma resposta

