A dieta que funciona

mind

Paleo, Proteína, Dukan. Vigilantes do peso, Dieta dos pontos, Dieta crua. Dieta do PH, reeducação alimentar. Quer saber a dieta que realmente funciona? Não é aquela mais restritiva, nem aquela mais liberal. Não é aquela que te dá um dia de lixo, muito menos aquela que restringe o que você come depois de tal horas. O segredo da dieta não está na alimentação e muito menos no estômago. A dieta que funciona começa no seu cérebro.

A regra é clara: o que você pensa determina o que você sente que determina como você age. Se quer mudar os seus hábitos, não adianta nada mudar apenas a sua geladeira. Se quer mudar a balança, não adianta nada mudar apenas a dieta. É preciso emagrecer o cérebro primeiro pra depois emagrecer todo o resto. E isso, claro, não é tarefa das mais fáceis.

Muita gente começa empolgado uma nova dieta, tem resultados bacanas no começo, mas depois desanima e acaba engordando mais do que emagreceu. Sem contar aqueles que mal começam e chutam o balde. Falta força de vontade? Falta disciplina? Pode até ser, mas isso, acredite, não é a causa do insucesso. O problema todo está mesmo na programação da cabeça.

Por isso terapia, grupos de apoio, literatura adequada e tudo mais são tão importantes. Emagrecer não é algo apenas de corpo. É algo que precisa acontecer nos pensamentos e nas emoções. É preciso ir além da gordura física. É preciso atacar a gordura mental e a gordura emocional. É preciso trabalhar o que não se vê pra atingir o que é mais evidente.

Esse é um trabalho árduo e que exige muita energia. Porque anos pensando em comida, anos descontando no chocolate as frustrações da vida não mudam de uma hora pra outra. Mas mudam. É possível desde que a gente entenda que é necessário, se empenhe em fazer e não espere mágica. Porque toda mudança de verdade leva tempo e requer eforço e dedicação.

No meio do caminho algumas pedras aparecem. O retrocesso chega. Você pisa na bola com você mesmo. Mas ao invés de desistir, siga em frente. Recomponha-se, perdoe-se, respeite-se. E continue caminhando. Porque por mais que os passos pareçam pequenos, toda mudança de mente é um grande avanço que acontece dentro da gente!

8 pensamentos sobre “A dieta que funciona

  1. Ai, Rê! Termino de ler seu post e tenho vontade de ir embora, pois qualquer coisa a ser comentada será mais do mesmo. Tudo tão bem pontuado em relação a esse processo complexo do emagrecimento. Tudo tão eu. Essas descobertas são sensacionais e quando compartilhadas nos dão a dimensão de sua trajetória e generosidade. Obrigada!

    • Rachel, acho que só mesmo a gente, que tá remando barcos muito similares em mares idem, sabe a dimensão que é um processo de emagrecimento. Se fosse a questão apenas de fechar a boca, era fácil. Ou menos difícil. O problema é que não é simplesmente isso e a gente sabe bem!🙂

  2. Re, adorei seu post. Tantos anos nessa luta de emagrecimento, tantas dietas malucas. A que deu certo foi a que eu mudei primeiro na cabeça. E comecei sozinha e fui sozinha até o fim. Graças a Deus e com muita força de vontade consegui emagrecer e me manter magra e com saúde. Hoje não faço mais dieta, já virou rotina. E sei realmente o quanto é difícil conseguir….
    Beijim

    • Roberta, é verdade. A gente só consegue quando muda a cabeça primeiro. Não existe dieta que faça a diferença se a gente não começar por dentro, né? Brigada pela visita!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s