Lições do tempo

IMG_20140106_201850

Uma das coisas que a gente acaba aprendendo rapidamente quando se muda para um país de inverno rigoroso é conferir sempre a previsão do tempo pro próximo dia. Você pode ver isso na TV, no rádio, na internet e até no seu celular, com aplicativos dos mais diversos.

Sabendo que amanhã a temperatura lá fora não vai passar de -12°C, por exemplo, com certeza você não vai marcar uma caminhada com sua amiga (a não ser que você seja como minha colega de ESL, Juliia, que veio da Ucrânia, e acha essa temperatura bem agradável). E se uma nevasca estiver chegando, você, claro, evita sair de casa.

Pras famílias com crianças em idade escolar, ficar por dentro da previsão é primordial. Dependendo da temperatura, muitas escolas começam as aulas com duas horas de atraso ou cancelam as atividades do dia. Praqueles que vão viajar, ficar por dentro do que está acontecendo também ajuda a ter uma ideia de se as rodovias vão estar fechadas ou abertas.

Planejamento, nesse caso, é fundamental. E isso vale não apenas pro tempo lá fora, mas também pro tempo aqui dentro. Quer ver como isso também funciona com a gente? Você sabe que amanhã tem algo importante pra fazer. Algo que vai exigir de você esforços e tudo mais. O que você faz no dia de hoje? Tenta se concentrar, descansar, pra que no dia de amanhã você esteja inteiro.

Sua língua não cabe na boca e quando você menos espera, você despeja nos outros verdades que muitas vezes ferem e machucam. Ou se não fazem isso, muitas vezes não precisavam ser ditas. Não naquele momento. O que você faz? Começa a se policiar, a se observar e, se preciso, a morder a língua pra não dizer o que não deve ou não pode.

Você se conhece bem o suficiente pra saber que sempre que fica ansioso sua vontade é atacar doces e comidas gostosas. Você percebe que o seu nível de ansiedade está começando a subir. O que você faz? Se afasta das tentações, se ocupa com outras coisas e fica alerta.

Aí está o segredo tanto para o tempo de fora quanto para o tempo de dentro: estar alerta. Conhecer as condições e saber como enfrentá-las. Perceber o menor sinal de tempestade, de queda de temperatura ou mudança súbita dos ventos. E agir antes que tudo venha a se complicar ou se perder.

Na maior parte das vezes, é verdade, não conseguimos controlar o tempo. Mas com planejamento, podemos enfrentá-lo aquecidos e preparados.

Que tal uma xícara de café e uma coberta bem quentinha enquanto neva lá fora? 😉

Anúncios

2 pensamentos sobre “Lições do tempo

    • Pro meu tb! É exatamente isso o q tenho aprendido: a visualizar as tempestades emocionais e me proteger delas! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s