Afaste-se para ver

Monet

Os últimos dois dias foram simplesmente extenuantes. Como calouros, tivemos uma programação intensa que incluía apresentação dos professores, da universidade, almoço, jantar, encontro com veteranos, confecção de identificação, entre muitas outras coisas. Além disso, também tivemos que escolher as aulas que faremos o que, dentro de um esquema de mestrado, pode ser extremamente assustador.

Pode ser não, foi. E ainda está sendo. Somando a isso o fato de que sou uma caloura que não tem o inglês como primeira língua, dá pra imaginar que meu desespero é ainda maior do que o dos meus colegas. O que, claro, aumenta a insegurança e leva a uma vontade imensa de jogar tudo para o alto e simplesmente voltar praquilo que é confortável e seguro.

Ontem, depois de todas as atividades do dia, estava conversando sobre uma peça decorativa que minha colega de apartamento deseja colocar na parede: uma réplica de um quadro de Monet. E, enquanto conversávamos sobre ela, me lembrei de algo que é bastante característico nas obras desse pintor: por conta de suas pinceladas fortes e marcantes, as paisagens impressas em suas telas se tornam mais nítidas à medida que nos afastamos delas.

Fiquei pensando nas pinceladas que andam sendo dadas na tela da minha vida nesses dias e no quanto elas me parecem confusas. Como estou muito perto do quadro, tudo parece confuso, feio e assustador. Mas com certeza, quando me afasto um pouco mais, posso enxergar as cores, as nuances, os detalhes que de tão perto me passam despercebidos.

Não é simples afatar-se. Não é fácil tomar um ar e ver as coisas de outra perspectiva. Mas é necessário. É preciso fazer isso para não deixar a beleza e o encantamento da vida serem submersos por alguns contratempos que nela são impressos. E essa, a partir de agora, é a minha missão: afatar-me para ver!

4 pensamentos sobre “Afaste-se para ver

  1. Oi Re. Espero que realmente veja o quanto vai ser significativo pra ti essa mudança. Aliás, você tem demonstrado um empenho e força que são admiráveis e que estão te levando cada vez mais a grandes conquistas. Boa sorte! Respire fundo nos momentos de dificuldade e se lembre que é pro teu melhor. É só um degrau que vai te levar ao topo, não vale a pena descer!

    Beijos querida, e excelente semana!

    • Andréia, com certeza essa é uma oportunidade única e voltar atrás não esta nos planos. Mas como toda grande mudança, essa tem lá seus transtornos. Só q é aquela coisa: os transtornos passam, os benefícios ficam!🙂

Deixe uma resposta

