Os dois lados da minha moeda

moeda

Toda escolha implica em uma renúncia. Se você decide emagrecer, não tenha ilusões de que poderá manter sua alimentação da mesma forma de antes. Se você realmente escolheu viver uma vida saudável, você dará adeus a chocolates, refrigerantes, massas e afins. E mais que isso: você dará adeus às horas a mais de sono, à preguiça e ao comodismo. Você fez uma escolha e terá que lidar com os ônus e os bônus que dela decorrem.

Os bônus, claro, são muitos. Entrar numa loja e encontrar, finalmente, uma calça que sirva. Ficar bem na maior parte das roupas que escolher. Subir escadas sem se cansar. Receber elogios até mesmo de desconhecidos.

Mas a escolha não para por aí. Os ônus virão na mesma medida. Ir a festas de aniversário e dizer não a tudo o que é servido. Comer sopa naquela semana em que todos os seus amigos resolvem te convidar pra orgias gastronômicas. Ouvir de algumas pessoas que você se transformou em um xiita alimentar.

Não adianta. Escolhas e renúncias andam lado a lado. Mas como é complicado abraçar a ambas e entender que fazem parte do mesmo processo, que são os dois lados de uma mesma moeda!

Quinta-feira parto de mala e cuia para um período de quatro anos de estudos nos EUA (daí vocês podem entender porque ando tão sumida aqui do blog). Serão quatro anos longe dos amigos, dos familiares, de tudo aquilo com o qual estou acostumada. Mas, claro, serão quatro anos vivendo uma experiência única e enriquecedora.

Só que não tem sido nada fácil acolher as renúncias que já estão sendo feitas em prol da minha escolha. Renunciar, abrir mão, perder, nunca é fácil. A nossa mente, de maneira geral, está condicionada a entender que toda perda é ruim (inclusive a de peso…). E, exatamente por isso, tem muita dificuldade em aceitar que precisamos abrir mão de algumas coisas para alcançarmos outras que desejamos tanto.

Tenho pensando muito que não estarei por aqui nos aniversários, nos casamentos, nas formaturas de alguns queridos amigos. Não verei seus filhos nascerem, crescerem. Não verei suas conquistas e muito menos poderei comemorá-las. Também não estarei por perto nos momentos de tristeza, oferecendo aquele abraço. Renunciar tudo isso não tem sido fácil.

Só que esse é apenas um lado da minha moeda. Do outro lado, estarei próxima de alguns queridos que (ainda) moram longe. Conhecerei outros queridos. E vou vivenciar algo que sempre sonhei: quatro anos morando fora pra estudar.

O desafio do momento é abraçar minha moeda com seus dois lados. É aceitar que eles sempre andarão juntos. É entender, enfim, que eles fazem parte da minha vida, hoje e sempre!

6 pensamentos sobre “Os dois lados da minha moeda

  1. Oi Renata! Obrigada pela visita lá no meu blog. Estudar fora é um sonho meu de muito tempo, mas infelizmente não vejo ainda essa possibilidade concreta na minha frente.

    Mesmo que vc esteja deixando muita coisa para trás o horizonte de possibilidades à frente e imenso e uma coisa vai acabar “compensando” a outra. Te desejo muito sucesso nessa nova empreitada e que possa sempre postar coisas interessantes para nós.

    Bjosss!

  2. Ai que delicia. Eu sou louca pra morar fora. Eu não tenho muitas coisas que me prendem, apesar de claro vou sentir falta de muitas coisas. Mas as vezes é necessário tirarmos o foco das perdas e enxergar os ganhos. Como você disse, é uma experiência única. É você cuidando de você, das suas escolhas e o melhor sem ninguém pra dizer que você mudou, Porque é um recomeço. As pessoas vão te conhecer como o Alguém que você é agora!

    Se joga nessa experiência! Vai ser maravilhosa!
    To torcendo por você!

    • Oi, Deda! Tou tentando fazer exatamente isso: focar no q vou ganhar e não no q estou deixando pra trás. Mas é MUITA novidade de uma vez só e, claro, nessas condições, a cabeça chia!

  3. Que delícia!!!!😀

    Tenha uma ótima viagem, aproveita MUITO! E pensa com carinho em fazer “vlogs” de lá pra nós!!!😉

    Beijinhos

Deixe uma resposta

