Como andam seus olhos?

olhos

“A gente não vê o mundo como ele é. A gente vê o mundo como a gente é”, tentava explicar um determinado personagem a outro. O desenrolar da cena eu não me lembro bem, só sei que fiquei pensando nessa frase e no tanto que ela é verdadeira e real fora da telinha da TV.

Fiquei tentando recordar, também, onde eu havia lido algo parecido. Até que me lembrei dos seguintes versículos:

“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.

Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! ” (Mt 6.22 e 23)

E desse aqui também:

“Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas”. (Tt 1.15)

Ou seja, o mundo é da maneira como nós o vemos. Claro, estamos em mundo cada vez mais maluco, onde um vizinho mata outro por conta de barulho, onde milhares de pessoas morrem de fome todo ano, onde Guantánamo ainda existe. Sim, esse é o nosso mundo. Mas mesmo a realidade sendo tão cruel, dependendo da maneira como a enxergamos, ela ainda assim pode ter sua dose, sua pitada de beleza.

Pra comprovar isso, basta prestar atenção no dia em que você acorda chateado ou mesmo mal-humorado. De repente, as flores do caminho pro trabalho ficam cinza, as pessoas se tornam desagradáveis e tudo é péssimo. Mas no dia em que você acorda bem, feliz, até o carro quebrado é uma oportunidade de sorrir e agradecer pelo mecânico amigo.

Agora imagine só se todos os dias seus olhos estiverem treinados para ver a beleza, para se ater aos detalhes, se eles estiverem focados para a luz e não para as trevas? Isso é possível? Sim, é. E o mais incrível é saber que quanto mais beleza, quanto mais luz a gente vê do lado de fora, mais a gente consegue colocar do lado de dentro.

Se você é como eu, talvez, todos os dias ou até mesmo várias vezes por dia, você precise fazer um exame minucioso de vista. Precise ajustar o foco e tirá-lo daquilo que é supérfluo ou mesmo daquilo que não faz bem pra você. Sempre que necessário, faça isso. Afinal, sua visão será determinante para o mundo em que você vive.

E se seus olhos estiverem cansados, se suas vistas estiverem embaçadas, procure inundá-las de beleza, de poesia, de magia. Procure inundá-las de esperança. E veja a grande diferença que isso vai fazer bem dentro de você!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s