Quem é mesmo o dono de quem?

dono

Uma das músicas do Frejat que mais gosto (Amor pra recomeçar) tem uma estrofe que diz o seguinte: “Desejo que você ganhe dinheiro (…) e que você diga a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem”. Pensando em algumas coisas que ando passando, acho que vez ou outra, é preciso dizer isso pra tudo aquilo que teima em nos prender.

Sim, porque por mais que a nossa sociedade, a propaganda e a gente mesmo apregoe por aí que somos livres, que somos donos dos nossos próprios narizes, isso não é verdade o tempo todo. Talvez, não seja verdade em momento nenhum. Basta a gente prestar atenção em nossas ações e reações.

Algo de chato acontece no seu trabalho. Você fica o dia inteiro ruim e não consegue se desligar do que aconteceu. Quem é mesmo o dono de quem? Você está ansioso por conta de algumas respostas que não vem. Acaba descontando na comida. Quem é mesmo o dono de quem? Você está estressado e, no trânsito, quase comete uma loucura. Quem é mesmo o dono de quem? Seu chefe, sem a menor sutileza, despeja reclamações sobre você. Você passa semanas, até mesmo meses, remoendo tudo aquilo. Quem é mesmo o dono de quem?

Quando permitimos que outras pessoas, nossos sentimentos ou mesmo as circunstâncias determinem nossas ações e reações, estamos dando a outros autoridade sobre as nossas vidas. Estamos dizendo a algo de fora de nós que, a partir daquele momento, ele passa a ser o nosso dono.

Assim, proponho um exercício: que essa semana, antes de agirmos, possamos perguntar: “pera” lá, quem é mesmo o dono de quem? Precisamos assumir o controle de nossas vidas, de nossas atitudes e até mesmo de nossos sentimentos para que, assim, possamos viver plena e integralmente.

E aí, quem é mesmo o dono de quem?

3 pensamentos sobre “Quem é mesmo o dono de quem?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s