Emagrecer por emagrecer? Não, obrigada!

leveza 2

Eu não quero mais simplesmente emagrecer. O que eu quero é seguir saudável. Se o peso baixar, ótimo. Se não, tudo bem. Assim como não quero mais fazer atividade física pra perder peso. Não quero mais correr porque quero pesar tanto. Nada disso. O que eu quero é me mexer porque isso me faz bem, me dá um sono gostoso e me dá ainda mais gás pra viver.

Tenho percebido que emagrecer, perder peso, pesar x ou y tem me deixado pesada, por mais paradoxal que isso seja. Enquanto eu emagreço o corpo, tenho engordado a alma. Tenho carregado uma bagagem extra dentro de mim que não tem me feito nada bem.

Não vou simplesmente jogar uma pá de cal em tudo o que vivi até aqui e fazer de conta que não foi importante. Foi. E ainda é. Mas eram outros tempos, era outra realidade, era outra Renata.

A Renata de agora quer mais do que simplesmente ter o IMC dentro do considerado desejável. Ela quer mais do que seguir uma dieta de 1200 calorias, fazer atividade física ao menos 6 vezes por semana e perder 1kg a cada pesagem. A Renata de agora quer ser verdadeiramente leve. E não há balança no mundo que reflita isso.

E vou repetir pra deixar claro: não vou voltar ao velho estilo de vida, comendo chocolate enlouquecidamente e fugindo de toda e qualquer atividade física. Nada disso. Vou continuar comendo minhas saladas, fazendo meus exercícios e me cuidando. Mas agora, oficialmente, tendo em mente que não quero simplesmente emagrecer. Quero ser saudável, quero viver bem e quero ter fôlego suficiente para correr atrás da tão desejada leveza.

Acho que o simplesmente aí em cima dá uma resumida básica, né? Não que eu possa dizer que vou ficar triste se os números da balança baixarem. Nada disso. Mas não vou me apegar a isso mais não. Agora, o que eu quero, acima de tudo, é cuidar da alma e do espírito. Porque eles, tadinhos, andam bem pesadinhos!😉

14 pensamentos sobre “Emagrecer por emagrecer? Não, obrigada!

  1. Oi rê, essa é exatemente a minha linha de pensamento. Não é só ter uns kg a menos na balança. É questão de saúde, qualidade de vida! como sempre, posts maravilhosos!

  2. Ui, por aqui também. Segui a sugestão da endócrino e parei de contar pontos/ calorias e não é que está fluindo bem?
    Desapeguei um pouco, e estou emagrecendo.
    O yoga tem me ajudado muito também.
    É o tal caminho do Meio, né Rê.
    🙂

    Beijão!

    • Exatamente, Raquel! O caminho do meio. Fácil de alcançar, não é. Mas percebo/sinto q é cada vez mais necessário!😀

  3. Muito difícil isso, e gostaria mesmo que minha alma fosse mais leve que meu corpo… imagina só, se tenho 100 kg e minha alma é mais pesada que isso, que dó da bichinha!!

    O esforço pra que isso aconteça é diário… é preciso se entregar com mais leveza à vida, pois que nada adianta sermos “magras” se não somos felizes.

    Um beijo!

    • Iara, exatamente! A gente fica tão focada com o q rola do lado de fora e esquece q o q sustenta tudo isso é o lado de fora. Como ouvi num filme q curto demais (Antes de partir): Pra ver é preciso fechar os olhos e abrir o coração! Bju!

  4. Também faço exercícios porque isso me faz bem, faz bem pra minha saúde. Meu objetivo é cuidar mais da alimentação, também por uma questão de saúde e bem-estar.

    • Nesse mundo q pressiona tanto a gente a ter “o” corpo, a gente acaba se esquecendo q mais do q isso, a saúde é o q realmente interessa, né?😉

      • Verdade. Mostra disso são os atletas de alta performance. Estão sempre com alguma contusão, “ferrando” com o próprio corpo e a saúde por exigirem de si mais do que deveriam.

      • Nunca me contundi, mas posso dizer q já me “ferrei” alguma vezes por conta dessa neura de ter q ralar MUITO pra emagrecer. Mas tenho percebido q meu corpo tem um limite x, precisa descansar, senão ferra todo o restante. Mas pra chegar nesse ponto, demorou um tiquim.

Deixe uma resposta

