Disciplina: se eu posso, você pode!

stronger

Nunca, em toda a história desse país, eu fui uma pessoa disciplinada. Quero dizer, se o fui, foi em uma única área da minha vida: a intelectual. De resto, posso dizer com certeza, sempre tive como marca a indisciplina.

Indisciplinada com alimentação, com atividade física, financeiramente, com a minha saúde de maneira geral. Enfim, eu era a própria indisciplina em pessoa.

Por isso, quando ouço alguém dizer que emagrecer “apenas” com reeducação alimentar e atividade física é algo apenas pra mim, uma pessoa “tão” disciplinada, primeiro eu rio. E depois, sinceramente, fico com raiva.

Fico com raiva porque eu, a senhora indisciplina, quando decidi que iria mudar a minha vida, aprendi a ter uma disciplina como nunca imaginei ser capaz. Aprendi que essa é uma conquista diária e que disciplina tem validade de 24h: a que usei ontem não vale hoje e a que usei hoje não vale amanhã.

Ou seja, a indisciplinada-mor virou a disciplinada do hoje. Hoje eu sou/estou disciplinada, o que, de maneira nenhuma significa que amanhã vou ser/estar. Algumas vezes, confesso, não o sou. Mas procuro ser a maior parte do tempo que consigo, que fique claro.

E se eu consigo, você também consegue. Não importa se você está pesando 100kg, 200kg ou 300kg. Não importa se você foi indisciplinado a vida inteira, se você fez milhares de dietas e nunca conseguiu terminar nenhuma. Acredite: se eu posso, você também pode.

Então, é parar de dar desculpas e correr atrás da disciplina que você precisa pra ser feliz!

18 pensamentos sobre “Disciplina: se eu posso, você pode!

  1. Eu sou a senhora indiciplinada também, mas é incrivel como a rotina de exercícios e alimentação eu estou conseguindo fazer. Espero ter essa mesma determinação em outras áreas da minha vida, principalmente com faculdade… eu quero formar logo!

    Mas é isso, parabéns por colocar a disciplina na sua vida…

    • Andréia, sabe o q eu acho mais bacana nesse lance de disciplina? É q nos disciplinando em uma área específica, fica BEM mais simples fazer o mesmo no restante. Assim, certeza q vc consegue se disciplinar em relação á facu!😉

  2. Eu me identifiquei MUITO com sua indisciplina, hehe… e também com a mudança. Dia desses ouvi, sobre o fato de estar fazendo bicicleta ergométrica todos os dias, que sou muito disciplinada. E não é que sou mesmo? Pena que a balança não percebeu isso. E vc me deixou curiosa sobre o livro “A arte de ser leve”. Beijo!

    • Oi, Ana! A pessoa q me indicou o livro disse q ele é fantástico e, assim q o ler, te conto o q achei.
      Qnto à disciplina, creio piamente q é um aprendizado. Como tudo na vida. Assim, até nós, as indisciplinadas, podemos ter, se quisermos!😉

  3. Vale compartilhar:
    Certa vez falei q era INDISCIPLINADA demais e q nao tinha como melhorar isso. Uma boa amiga me sacodiu e disse “Mel, nao eh verdade! vc acorda td dia e trabalha no horario certo, segue sua rotina, vai pra aula, vai pro trabalho, paga as contas, etc. Isso nao eh ser indisciplinada”
    Parei de aceitar isso e comecei a ter mais confianca em quem eu sou, assim, confio q tenho virtudes e q posso vencer por meio delas. As deficiencias deixaram de ser determinantes e passaram a ser trabalhadas – ainda luto para manter este entendimento – mas sei que me tem feito um bem maior do que acreditar q nao tinha solucao.
    Entretanto, este post me mostrou um outro lado da moeda q eu nunca considerei. Disciplina tem validade de 24h. Eu vivo querendo compensar o q estudei um dia para o outro, ou procrastinar obrigacoes. Gostei da determinacao e vou segui-la: Hoje eu tenho disciplina, vou atingir meu alvo HOJE. Amanha sera outra luta, outro dia, esta nas minhas maos me entregar ao desleixo ou ter disciplina.

    • Mel, o nosso problema é sempre querer levar pra amanhã o q vivemo hj e ontem. E a bíblia mesma nos ensina q basta, a cada dia, o seu próprio mal. Assim como o mal, o bem, a virtude, tb tem sua validade de 24h. Por isso, o q conquistamos hj deve ser reconquistado amanhã e depois e depois!😉

  4. Comigo o negócio é minuto a minuto.
    Posso estar super motivada e engajada num instante e no outro ter esquecido tudo e já estar comendo, ou fazendo besteiras…
    O_o

    O importante é que AGORA estou firme.

    Beijão!

  5. Rê querida, acho que disciplina foi a chave pra tudo o que eu consegui e fiz questão de expandir essa disciplina pra outras áreas da minha vida.
    Os resultados tem sido supreendentes!*-*
    Amei a postagem, você escreveu exatamente o que muitos de nós precisamos ler😀

    Beijo beijo

    • Oi, Ana! Eu acho q a disciplina acaba formando uma “corrente do bem” e se espalhando em todas as áreas q permitimos. Tb vejo isso na minha vida. Antes da dieta era muito indisciplinada em quase tudo. Hj, por exemplo, minha vida financeira é super controladinha e eu, com orgulho, posso dizer q consigo poupar! Por isso acho q as pessoas precisam entender a importância de se disciplinarem pra conseguirem avançar!🙂

  6. Minha mãe vivia dizendo q não entendia como eu era tão disciplinada com os estudos e organizada com meus livros e cadernos, se no meu guarda-roupa tinha cobra, jacaré e elefante se fosse aberto. Até hoje é assim e no meio da indisciplina e da bagunça é q eu me encontro, rs.

    =***

  7. Eu sou indisciplinada. Acho que só fui disciplinada com dinheiro (isso foi sempre, felizmente) e agora estou sendo com a academia, de três anos pra cá (menos nas férias, hehe). Preciso ser mais disciplinada com o trabalho e os estudos – e olha que eu adoro estudar! Ah, e com a organização da casa. Bom, com praticamente tudo, né? Sou desorganizada até pra responder e-mails. :S

    • Daise, mas só o fato de vc ter disciplina numa área da sua vida significa q vc pode estendê-la pra todas as outras (ou praquelas que você realmente quer). Com a disciplina na dieta e nos exercícios, consegui me disciplinar na minha vida financeira (que era um caos) e espero conseguir tb com a organização da casa. Mas confesso q não me esforço muito pra q isso aconteça…😛

      • Concordo contigo. Até porque disseste uma coisa que me chamou à consciência: eu quero, sim, mas também não tenho me esforçado taaaaaanto assim. É ruim, porque me cobro, fico chateada comigo, decepcionada, como se eu fosse outra pessoa e pudesse só ficar chateada e não pudesse realmente fazer diferente para fazer melhor. Quanto à casa, tem o agravante de que eu não posso querer manter a casa organizada sozinha, depende de mim e de quem mora comigo, também. Somos uma família de desorganizados.🙂
        Mas eu tenho esperança em mim mesma.😉
        Um beijo.

Deixe uma resposta

