Quando nada muda

mudança

Minhas duas últimas semanas foram bastante tensas, pra dizer o mínimo. Ansiedades mil por conta de uma prova e muita pressão no trabalho. O resultado? Uma sensação de incapacidade e de torpor invadiu todo o meu ser, simplesmente me paralisando.

E essa paralisia, além das causas acima mencionadas, teve outra causa: a ideia de que em 2013 tudo seria diferente. Ou melhor, a ideia de que tudo se tornaria mais claro nesse novo ano. Só que, ao contrário do esperado, nada disso aconteceu. E uma névoa densa, escura, tomou conta da minha vida.

Ou seja, nada mudou. Tudo continuou exatamente igual. O que antes era incerteza continuou incerto, o que antes era esperado continuou na lista de espera. 2012 resolveu se arrastar e tomar conta do meu 2013.

O pior é que eu também não mudei. Reagi como sempre a essa avalanche de expectativas frustradas: com insatisfação, ansiedade e chateação. E vivi as duas semanas mais nebulosas do meu incipiente 2013.

Até que me lembrei de que se nada muda, eu ao menos posso mudar. Se nada do lado de fora acontece, do lado de dentro ainda tenho o poder de fazer acontecer. E ontem, em meio a uma garoa fina, lá fui eu caminhar os 5km mais significativos da minha vida. Saí da toca e resolvi mexer naquilo que eu podia.

De ontem pra hoje, tudo continua igual: a névoa externa não dissipou. Tudo continua como antes. De ontem pra hoje, tudo mudou: do lado de dentro, posso ver, já brilha um tímido sol. Que vai esquentando e trazendo cor pra um coração que andava cansado de ser tão maltratado por mim mesma.

E talvez, esse seja mesmo o grande segredo: quando nada muda, talvez seja a hora da gente encarar a mudança mais importante, aquela que acontece dentro da gente. E, quem sabe, o sol que começa a brilhar do lado de dentro, se expande e começa a brilhar do lado de fora?

Quando nada muda, talvez o mundo esteja esperando que a mudança aconteça primeiro na gente pra que, assim, estejamos preparados pra que ele, o mundo, mude com a gente!

10 pensamentos sobre “Quando nada muda

    • É a típica frase q a gente já sabe: qndo a gente muda, tudo muda! Pena q mesmo sabendo, nem sempre a gente coloca em prática!😉

    • Helô, é verdade! O primeiro mês nem se foi, né? Ainda dá tempo de ser surpreendida ou de me surpreender!😉

Deixe uma resposta

