Dos meus medos

fear

Medo. Já falei disso aqui. Mas hoje, depois de ler essa postagem do Leo Babauta, fui obrigada a admitir: meu medo tem me paralisado.

Não estou falando de medo de barata, de violência, de grandes alturas. Sim, eu tenho todos esses. Mas estou falando de um medo mais sutil que, sem que eu perceba, me tira o chão e me deixa sem respiração: o medo de ser incapaz.

Estou com um livro praticamente pronto (ainda não é sobre meu processo de emagrecimento, esse virá em seguida), mas simplesmente não consigo escrever os últimos capítulos. Pra vocês terem uma ideia do que estou falando: o livro deve ter cerca de 20 capítulos e faltam apenas 3 para terminá-lo, que não saem de jeito nenhum. E qual a razão disso? O medo.

Sim, medo de que o livro não seja bom. Medo de que as pessoas não gostem. Medo de que eu tenha escrito um monte de besteira. Medo de que ninguém queira ler. Medo de não ser boa o suficiente. E sim, medo de que nada disso seja verdadeiro e de que o livro seja um sucesso.

Ufa! Nunca pensei que eu conseguiria enxergar e admitir tudo isso. Mas sim, eu estou com medo. MUITO medo. Não apenas esses aí de cima. Mas medo também da prova que farei no dia 18 de janeiro. Nesse dia, finalmente, farei o TOEFL (prova de proficiência de língua inglesa). Apesar de estar fazendo aulas particulares, não tenho conseguido estudar como devia. Sim, estou com medo. De passar e de não passar. E o pior: ao que tudo indica, na mesma medida.

Durante muito tempo na minha vida, tive medo de emagrecer. Ou de não conseguir emagrecer. E, exatamente por isso, começava e nunca terminava o processo de emagrecimento. Até que decidi que era hora de enfrentar meus medos e correr atrás daquilo que eu realmente queria.

Não, os medos não se foram. Eu apenas estou aprendendo a lidar com eles. Um dia, os coloco pra fora de casa. No outro, eles entram sem cerimônia. Mas apesar disso, tenho caminhado e conseguido emagrecer. E os vencer.

O que percebo é que está mais do que na hora de fazer isso em relação ao livro e à prova de inglês. Só saberei se sou capaz se o fizer. Se encarar meus medos e brigar com eles. Então, vamos à luta! Afinal, lutar é preciso!

***

UPDATE: penúltimo capítulo do livro terminado! 😉

4 pensamentos sobre “Dos meus medos

  1. Eu também tenho muitos medos. E eles me paralisam sempre. Houve um tempo em que eu não podia ouvir “nossa, como você emagreceu” pra desandar, inconscientemente, a comer. Agora já consigo lidar melhor com isso, mas ainda tenho muito medos “paralisadores” hahaha

    Mas acho que o primeiro passo já demos: reconhecemos nosso medo. Depois disso, é só lutar contra.

    Boa sorte na sua prova!!! Meu sonho é fazer essa prova… mas ainda tenho muiiiiiiito caminho pelo frente! Boa sorte pra você!!!! 🙂

    Beijinhos

    • Jú, engraçado isso, né? A gente se autossabota por puro medo de dar certo e não saber lidar com isso! A sensação q eu tenho é q a gente ficou tanto tempo acostumada a ser um fracasso em relação a alimentação q, qndo percebe q vai ser sucesso, não sabe como lidar. Haja Freud pra explicar isso! rs…
      Brigada pelos desejos de sorte na prova. Assim q fizer, te conto como foi. Mas olha, não é nenhum bicho de sete cabeças não, viu? Só é preciso encara mesmo… rs…
      :*

  2. Rê, me vi tanto nessa postagem.
    O medo sempre fez com que me autossabotasse e emagrecer tem sido meio que uma terapia de choque pra mim.
    É de longe o maior aprendizado que me permitir ter nos últimos 5 anos. E agora me sinto pronta para enfrentar novamente o mundo.
    Se permita tambpem!

    Beijo beijo

    • Poisé, Ana. Emagrecer tb tem sido tudibom pra mim, pq tem me feito encarar muitos dos meus medos, muitos dos meus problemas. E tem me feito ver q eu posso ir além, posso fazer coisas q nunca imaginei.
      Com o processo de emagrecimento, tenho aprendido q posso enfrentar meus medos e vencê-los. E é exatamente isso q vou fazer. Ou melhor, q estou fazendo!
      E, claro, vou contando os progressos por aqui…
      Bju1

Deixe uma resposta

