Uma conquista diária

Lendo o livro de Provérbios essa semana na versão A mensagem, fui fisgada pelo versículo 19, do capítulo 5, que diz o seguinte: “Nunca ache que o amor está garantido para sempre, mas conquiste a mesma mulher todos os dias”. Ele é um alerta claro para aqueles que, casados ou mesmo em um relacionamento, se esquecem de que não se conquista alguém uma única vez. Isso acontece de novo, de novo e de novo.

Exatamente como no filme “Como se fosse a primeira vez”, com Drew Barrymore e Adam Sandler. Só que, no caso do filme, essa conquista acaba sendo obrigatória, já que a mocinha sempre acorda com amnésia, ou seja, ela nunca se lembra de ter amado o mocinho, de tê-lo conhecido, ao acordar. Assim, Adam Sandler precisa, todos os dias, reconquistá-la.

Associando uma coisa a outra, fiquei pensando em como essa máxima, a da conquista diária, é verdadeira para todas as áreas da nossa vida. E não apenas no âmbito dos relacionamentos. E como nós nos esquecemos disso.

Essa semana, por exemplo, tenho conquistado diariamente um autocontrole que, há alguns dias atrás, havia perdido em algum lugar. E percebi que é exatamente assim: não é porque ele existiu ontem que ele existirá hoje. Preciso entender que a cada dia conquisto uma cota. E que a cota do dia basta apenas para ele.

Também tenho conquistado um ânimo, uma motivação, que há algum tempo deixei para trás. Mas que agora, nesse momento, tem enchido meus dias de algo que me é completamente necessário: esperança. Ou seja, motivando-me diariamente, conquisto, de brinde, a esperança que faz meus olhos brilharem e deixa os meus dias ainda mais especiais.

E você, o que você tem deixado de conquistar diariamente e que faz toda a diferença no seu dia a dia? Que tal lembrar-se que o Carpe Diem também se relaciona a isso? Aproveitar o dia é também conquistar tudo aquilo que fará dele ainda mais especial. Seja um amor, seja a fé, seja a disciplina, seja uma vida profissional melhor.

Simbora começar a conquista agora?

2 pensamentos sobre “Uma conquista diária

  1. Olha, assim que comecei a ler o texto, a expressão “Carpe Diem” (que tanto adoro e tanto me define) me veio à mente. Não foi com surpresa que li sobre ela qdo o texto terminou, já estou me acostumando que essa sintonia que nós duas temos, rs.

    Mas é isso mesmo que vc escreveu… A vida é uma constante reconquista diária: de pessoas, sonhos, esperanças… É preciso todos os dias redescobrir e reconquistar, inclusive (e principalmente) a nós mesmos.

    Amour =**

    • Catylinda, engraçado como na correria a gente às vezes deixa passar essas pequenas coisas, né? Ou ainda, a gente acha, petulantemente, q uma vez conquistado, acabou!

      Q nada, basta a cada dia o seu mal e a sua alegria tb! E ao mesmo tempo q parece pesado isso, é simplesmente delicioso. Pq a cada dia a gente tem a oportunidade de começar de novo!

      Acho, cada vez mais, q meu nome tem tudo a ver comigo: renata, renascida. Todos os dias e sempre!

      :*

Deixe uma resposta

