Em obras

Durante um bom tempo da minha vida, fiz de conta que tava tudo bem. Coloquei um sorriso forçado no rosto e tentei levar as coisas de forma que não tivesse que encarar a realidade. Só que, com isso, fui engolindo sentimentos, desejos, pensamentos e, quando dei por mim, dona realidade apareceu na balança e, com ela, trouxe quase 140kg de brinde.

Por mais clichê que pareça, acredite, não há como fugir de você mesmo. Não adianta fazer de conta que não se vê, que não se percebe, que não se sente. Chega uma hora que, em alguma esquina, em alguma curva, você dá de cara com você mesmo. E aí, não resta outra saída a não ser acertar as contas. E foi exatamente o que eu fiz.

Decidi que era hora de arrumar a casa. Mas a coisa tava tão bagunçada, tão de pernas por ar (afinal, foram anos de negligência), que tive que colocar tudo pra fora. Abri todos os cômodos, as gavetas e tirei tudo o que havia ali. Fui jogando fora sentimentos, pensamentos, pré-conceitos. Fui varrendo de mim mesma todo o lixo e ensacando tudo o que estava vencido.

Depois, foi a hora de avaliar a estrutura da casa. Vazia, pela primeira vez em muito tempo, mostrou-se como realmente era: um lugar com necessidade de reforma e cuidados imediatos. E lá fui eu, derrubar paredes, reconstruir muros, reforçar as estruturas.

De lá pra cá, estou no meio do processo de decoração. Como muita coisa foi jogada fora, ando escolhendo com cuidado o que irá fazer parte da minha mobília, o que irei colocar na parede. Mas de uma coisa tenho certeza: não quero colocar aqui dentro nada que os outros achem que devo colocar. Somente aquilo que realmente me serve.

E o que me serve? Ainda estou descobrindo. Mas já sei, com certeza, algumas coisas que não me servem. Padrões de beleza, por exemplo, não decoram minha casa. Sou única, sou singular e tenho tentado, do meu jeito, respeitar quem eu sou. Apesar de estar envolvida em um processo de emagrecimento, que inclui sim uma parte estética, tenho, a cada dia, tentado me livrar da obrigação de me tornar como a moça da revista. Que, verdadeiramente, não sou.

O que sou, enfim? Hoje, uma pessoa em busca da leveza, de descobrir o jeito de viver que a faz realmente feliz. Uma pessoa aprendendo a se cuidar, aprendendo a se amar e que está sim, curtindo todo esse processo. Uma pessoa, em obras. Simples assim (ou nem tanto…).

***

Sobre padrões e tudo mais, Catylinda me mandou um link com um texto excelente. Leiam, leiam, leiam. E depois, reflitam, reflitam, reflitam. E, se necessário, mudem, mudem, mudem. 🙂

4 pensamentos sobre “Em obras

  1. Que texto emocionante… =~~
    Simples e tão tocante, tão verdadeiro, talvez pq eu me veja exatamente em cada palavra dessa, e principalmente, em cada sentimento e pensamento que está por trás dessas palavras…
    Agradeço muito a Deus por sua vida em minha vida, Renata! E por me sentir tão amada por Ele através de vc!
    Ok, pode ser clichê essas declarações de amor assim, públicas (rsss), mas se a gente não puder dizer que ama a quem ama, de que vale a vida, né? ❤

    Amour =***

    • Catylinda, vc já é um dos amores da minha vida! E exatamente como vc, me sinto MUITO amada por Deus através da sua vida. Qnto ao texto, tou amadurecendo mesmo essa coisa de me descobrir. E tem sido bem bom! 😉

  2. Adorei tanto o seu texto quanto o que você e Caty indicaram. Pra mim foi imensamente feliz descobrir que eu poderia ser como sou e que tenho direito às minhas escolhas. Hoje é libertador e delicioso fazer minhas escolhas, mesmo gastando tão mais tempo e energia pra fazê-las.

    Beijo, querida!

    • Rê, concordo plenamente com vc: é libertador. Confesso q de qndo em vez ainda me pego pensando nesse ou naquele padrão, mas qndo percebo isso, solto imediatamente esse quadro no chão e me recuso a colocá-lo na minha parede!

Deixe um comentário

