Só por hoje

Se você tem a sensação de que já ouviu essa frase em algum lugar, te digo de onde: de grupos de apoio como os alcoólicos anônimos, narcóticos anônimos e por aí vai. Dela, derivam 4 outros pensamentos:

1- Só por hoje, vou procurar viver unicamente o dia presente, sem tentar resolver de uma vez só todos os problemas da minha vida. Durante 12 horas posso fazer qualquer coisa que me assustaria se eu pensasse que tinha de fazer por uma vida inteira.
2- Só por hoje vou estar feliz. A maior parte das pessoas é tão feliz quanto se dispõe a sê-lo.
3- Só por hoje, vou tentar ajustar-me à realidade e não tentar adaptar tudo aos meus próprios desejos. Vou aceitar a minha sorte como ela vier e vou moldar-me a ela.
4- Só por hoje, vou tentar fortalecer o meu espírito. Estudarei e vou aprender alguma coisa útil. Não vou manter o meu espírito ocioso. Vou ler alguma coisa que exija esforço, pensamento e concentração.

Engraçado que, quando a gente lê o Só por hoje, parece tão simples, tão óbvio. Mas mais engraçado ainda é perceber que, apesar de achar isso, a gente acaba vivendo, tantas vezes, exatamente o contrário. A gente vive o amanhã, a gente vive o mês que vem, a gente vive todo esse ano. Ou melhor, a gente tenta viver tudo isso e acaba não vivendo coisa nenhuma.

E sabe por que isso acontece? Porque a única coisa que realmente posso viver é o tempo presente. O hoje, o agora.  Quando tento viver o amanhã, o depois, o ano inteiro, acabo desperdiçando minhas energias e me frustrando, já que o amanhã será vivido em seu tempo, não hoje. Acabo elevando minha ansiedade à máxima potência, estressando-me também ao máximo e simplesmente me esgotando.

Só por hoje é, literalmente, uma dádiva. Quer um exemplo? Pra quem vive um momento de reeducação alimentar, pensar que é preciso controlar-se um ano inteiro, um longo período, é extremamente desanimador. Mas só por hoje é possível. Praqueles que precisam mudar velhos hábitos, pensar em fazê-lo constantemente é frustrante. Mas só por hoje é possível. Se você deseja passar em um concurso, pensar que deixará de lado sua diversão e terá que ficar focado nos estudos durante um longo tempo é desesperador. Mas só por hoje é possível.

O nosso mal é querer viver todas as eras e deixar de lado a mais importante: a do agora. É tatuar no braço o “Carpe diem” e esquecer de tatuá-lo na alma, no coração. É tentar antecipar tudo o que nos diz respeito e esquecer de respeitar a nós mesmo hoje, agora.

Só por hoje eu posso dizer não a algo extremamente delicioso sem ficar me martirizando por isso. Só por hoje, você pode acordar um tiquim mais cedo e ir correr no parque. Só por hoje você pode respirar fundo e não cair na pilha daquele mala do seu trabalho. Só por hoje você pode dedicar-se ao estudo daquela língua que você quer tanto aprender. Só por hoje você pode investir mais na sua relação, surpreendendo o outro.

Só por hoje volta nossos olhos pro momento mais importante da nossa existência: o agora. E alivia nossa bagagem do peso extra do amanhã, fazendo da nossa jornada muito mais produtiva. E, consequentemente, muito mais leve e feliz.

8 pensamentos sobre “Só por hoje

  1. Era tudo …que precisa ouvir (ou melhor ler)…
    Foi a mensagem que pedi para Papai do céu me mandar hj ….!!!
    Os princípios do Reiki tb é uma boa síntese para o que escreveu….
    1. Somente hoje não se preocupe;
    2. Somente hoje não se irrite;
    3. Somente hoje trabalhe com afinco;
    4. Somente hoje seja grata;
    5. Somente hoje seja amável e gentil com todos os seres….

    • Lidi, fico feliz demais q o post tenha sido exatamente o q vc precisava ler. Desde ontem, tenho feito esse exercício: acordo de manhã e digo pra mim mesma “Só por hj”. Engraçado como a consciência do agora, do hj, diminui nossas ansiedades e nos faz focar no q realmente devemos viver – o tempo presente! :*

  2. Só por hoje” é muuuito confortador, é tudo o que a gente precisa lembrar qdo bate o desânimo, né? Minha avó dizia muito que “não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”, acho que é por aí! =)
    Mateus 6:25-34 é um exercício diário, rs!!!

    Bjoca, flor! =**

    • Caty, exatamente! Qndo a gente vive o hoje, o presente, deixando pro amanhã o seu próprio mal, tudo fica mais leve, mais simples. E a gente entende, enfim, q o agora é mesmo o tempo mais importante! :*

  3. Pingback: Só por hoje | Camila Lourenço

  4. Pingback: Só por hoje | Camila Lourenço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s