Exercite-se por completo

Aproveitando o gancho do post de ontem, e me inspirando nesse post da Renata, fiquei pensando em como somos pessoas desequilibradas. É, isso mesmo. Desequilibradas. A maior parte do tempo malhamos nosso corpo, nos preocupamos com ele, cuidamos dele. Mas nos esquecemos que somos mais do que um corpo. Somos seres com corpo, alma e espírito.

Estava falando isso ontem num grupo de estudo bíblico do qual faço parte. É como se a gente fosse pra academia e passasse a vida inteira malhando apenas um lado do corpo. Imagine a cena, você só malha o lado direito e negligencia completamente o esquerdo. Com o tempo, você fica um monstro, todo deformado, não é? Pois é, mas a gente faz isso o tempo todo com a gente mesmo.

Corremos pra academia, pras pistas, nos aplicamos nas últimas e mais modernas técnicas de ginástica e fortalecimento muscular, mas simplesmente deixamos de lado aquilo que trazemos por dentro. E acabamos sendo belos exemplos do antigo ditado: por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

Pare um pouco e pense no que você faz, diariamente ou mesmo semanalmente, pela sua alma, pelo seu espírito. Você faz coisas que te deixam realmente feliz, que te inspiram, que te deixam com a sensação de borboletas no estômago? Pelo menos uma vez por semana você faz algo que te deixa mais leve? Você olha pra dentro de você mesmo e procura trabalhar aquelas coisas que o incomodam, procura se questionar, procura melhorar?

Se você for bastante honesto, muito provavelmente vai responder que faz essas coisas bem menos do que gostaria. Que, em meio à correria, acaba se esquecendo do seu interior e vai levando. Até que, num belo dia, se sente estranho. Se sente pesado. E percebe que está sofrendo de flacidez emocional e espiritual.

Minha sugestão, diante disso, é que você implante a prática de exercícios também pra o que você carrega aí dentro de você. Que tal, assim como a Renata, você ter um dia musical, em que você coloca pra tocar todas aquelas músicas que mexem com você? Que tal você tirar um dia pra ter um retiro espiritual, separando tempo pra mais ouvir a Deus do que falar com Ele?

Acredite: melhorando o seu interior, até o seu exterior será beneficiado! 🙂

6 pensamentos sobre “Exercite-se por completo

  1. Teve um momento esse ano que eu pensei exatamente isso: preciso de mais diversão no meu cotidiano. Foi quando eu comecei um esforço consciente prá ter mais disso. De vez em quando esqueço ou não dá, mas quando consigo é ótimo.

    • Tou precisando urgentemente seguir sua dica. E acho q vou começar da maneira q amo: comprando o livro do Nelson Rodrigues e da Fal Azevedo! 😉

  2. “…melhorando o seu interior, até o seu exterior será beneficiado.”

    Muito bacana essa frase e a mais pura verdade, né? Se dentro da gente as coisas não estiverem equilibradas e harmonizadas, o lado de fora não vai funcionar. Pode até ser que funcione por um tempo, mas não aguenta o tranco da bagunça interior. Refletindo sobre isso que vc escreveu, acho que só agora consigo responder a mim mesma pq demorei tanto tempo pra “acordar” e cuidar da minha saúde, alimentação e tudo o que temos conversado ultimamente… É que primeiro precisei cuidar do lado de dentro e, então, ficar pronta para todo o resto como sinto que estou agora. =)

    Super beijo! =**

    • Caty, exatamente isso! Lendo a bíblia na versão a mensagem, em Mateus 5.8, ela diz que aqueles que colocam ordem no seu mundo interior, com a mente e o coração no lugar certo, verão a Deus. E isso hj pra mim é tão óbvio! Como posso ver Deus se tudo em mim tá uma bagunça, um caos? E como posso estar bem por fora, se o interior tá uma revolução? É colocando o coração e a mente em ordem que conseguimos deixar o lado de fora em ordem tb! 😉

  3. Tb acho que por aí! =)))
    Incrível como a Bíblia tem remédio, conselho, conforto e tantas coisas boas e REAIS que podemos tirar dela, né? Tantas coisas que lemos nela e as pessoas acham que é novidade e já tava lá escrito há zilhões de tempos e ao nosso inteiro dispor. Adooooro. ❤

    Bjosss.

    • É o q eu falo pro povo: a bíblia é o nosso baú dos tesouros. Cada vez q a gente abre, encontra algo precioso e único! AMO! 🙂

Deixe um comentário

