Estrelinhas

“Muito bem! Vai ganhar estrelinhas!” Quem convive comigo com certeza já ouviu essa frase. Em diversas ocasiões, nos momentos mais diferentes. O certo é que, se alguém realiza algo bem feito, se toma uma atitude bacana, se surpreende, se vai além do convencional, se pensa em algo diferente, ele automaticamente está na lista dos meus amigos estrelados.

Já dei estrelinhas pra quem teve vontade de esmurrar a cara de outro alguém e simplesmente resolveu agir com calma. Já as distribuí também para os meus colegas de trabalho que sempre me enchem de orgulho. Aqueles que não tinham o hábito da leitura e de repente o iniciam também se tornam estrelados. Sem contar naqueles que alcançam suas metas e objetivos. Lá vem mais estrelas!

Ultimamente também tenho feito isso comigo mesma. Se corro quando não tenho vontade de fazê-lo, me dou estrelinhas. Se consigo seguir direitinho a dieta, lá vem as estrelinhas. Se me supero em algum ponto crítico, pronto. Também fico estrelada!

Descobri, na semana passada, que minhas estrelinhas tem um nome bem pomposo: reforço positivo. Ou seja, as pessoas, após ganharem as estrelinhas, passam a tentar conquistá-las de novo. Assim, vão correndo atrás de se superarem. E eu vou ficando ainda mais feliz em ver quem me cerca crescendo, melhorando, se desenvolvendo.

Sem contar que, muitas vezes, sigo na contramão do que mais vejo por aí: o reforço negativo. Isso, ele também existe. E acontece, por exemplo, quando alguém nos diz que não somos capazes, que nossos sonhos são uma loucura. Acontecem, inclusive, quando dizemos pra nós mesmos que não conseguimos.

Diante do reforço negativo, vamos nos apequenando, atrofiando. Vamos trazendo escuridão para um céu que antes era azul. E é pra isso que distribuo minhas estrelinhas: pra colocar um pouco de brilho nos céus que encontro pelo caminho.

E então, que tal distribuir você também umas estrelinhas no dia de hoje? 🙂

2 pensamentos sobre “Estrelinhas

  1. Isso me lembra um pouco os nossos antigos “flocos quentes” do discipulado de 1995/6…
    Continue sempre repartindo essas estrelinhas, pois aquecem o coração e incentiva a continuarmos sendo cada dia pelo menos “menos ruins’.
    Sabe o que você merece? Um montão de estrelinhas coloridas e brilhantes!
    Tia Li!

Deixe uma resposta

