Colírio

Sou uma pessoa de marcos e datas. Daquelas pra quem, muito mais do que comerciais, as datas comemorativas trazem em si um significado todo especial. São uma lembrança de sentimentos, de verdades, que precisam e devem ser vividas diariamente. Mas que, pela correria, são esquecidas no meio da rotina. São como verdadeiros monumentos colocados em pontos estratégicos do ano para que, os observando, eu me lembre daquilo que é realmente importante.

Nessa semana, mais precisamente no domingo, comemora-se a Páscoa. Pra mim, a data mais importante do ano. Mais do que Natal, Ano Novo, Dia das mães, Dia dos pais. Talvez até mais do que meu aniversário.

Com a Páscoa sou lembrada de que posso (e devo) ser livre. Ela me traz à memória que não existe nada que possa me prender. E que se isso está acontecendo é porque existe algo bem errado rolando. Com a Páscoa também sou lembrada de que, muito mais do que preciso, é possível ressurgir. Que sonhos, projetos, planos, que muitas vezes permito morrer por inanição, podem sim (e devem) ressurgir.

Ou seja, a Páscoa, é um sopro de esperança no árido deserto da rotina. Ela é um suspiro em meio àquelas decepções e tristezas que me atropelam pelo caminho. A Páscoa é, enfim, um colírio pros olhos cansados dessa que vos escreve.

E o fato de ela acontecer exatamente no mês em que o ano vira seu primeiro terço, também ganha um sentido especial. Ela me faz lembrar que já se foi um terço do ano e que, se nada aconteceu, tá mais do que na hora de eu correr atrás pra que algo aconteça. Se nenhum dos meus sonhos ressurgiu, tá mais do que na hora de eu injetar vida neles.

Vida. Talvez seja essa a palavra que defina, pra mim, a Páscoa. Uma vida plena, livre e pulsante. Uma vida realmente relevante. Uma vida que valha a pena, em todos os sentidos. É nisso que penso, que sinto, que vejo, quando a Páscoa se aproxima. Que, mais do que nunca, preciso viver uma vida de verdade!

Deixe um comentário

