Crônicas de uma dieta anunciada

E daí que março resolveu se redimir exatamente em sua última semana. Ou melhor dizendo, eu resolvi me redimir exatamente na última semana do mês. E o que ganhei em troca? Na verdade, perdi. Depois de um longo e tenebroso inverno dietístico, perdi 3,5 kg em uma semana!

Antes que você já me imagine fazendo a dieta da sopa, da proteína ou vivendo a base de água de coco, passando meus dias como um verdadeiro faquir, gostaria de dizer que a única coisa que fiz foi não abrir concessões. Segui a dieta à risca, fiz atividades físicas moderadas e tentei descansar o máximo que pude. O resultado taí: perdi 3,5 kg e ganhei uma satisfação que literalmente não tem preço!

E, antes que alguém reclame, já vou avisando: dietas também passam a integrar a pauta do Inventário. Por mais que isso não estivesse no script inicial, resolvi compartilhar por aqui minhas lutas, sucessos e fracassos nesse trajeto pra me lembrar, sempre, que perdas e ganhos fazem parte do processo. E que se cheguei até aqui, posso chegar ainda mais longe.

Os próximos passos nessa jornada são um pouco audaciosos. E incluem uma corridinha básica de 21km, em setembro, logo ali em Buenos Aires. Mas essa é uma história pra um próximo post. Por hora, vou comemorar as perdas (e os ganhos) da semana!

***

Pros curiosos de plantão, vou contar como funciona minha dieta:

– café da manhã: 1 fatia de pão integral com 1 colher de requeijão light, 1 fatia fina de mussarela e 2 fatias de blanquet de peru + 1 copo de suco de uva integral

– lanche: 1 barra de cereal

– almoço: 3 colheres de sopa de arroz integral + 2 colheres de sopa de feijão + 1 filet de frango ou peixe + salada crua + vegetais cozidos

– lanche: bolacha integral ou cream cracker + café com adoçante

– jantar: salada + proteína

– ceia: suco ou fruta

Como vocês podem ver, não existe nada de muito restritivo. O segredo é comer diretinho, queimar calorias e, claro, tentar viver sem concessões!

***

Relendo o post, queria reforçar algo que faz toda a diferença na minha dieta: o descanso. Na verdade, faz diferença na vida de toda e qualquer pessoa que busca perder peso. Explicando melhor: você já ouviu falar no cortisol? O cortisol é um hormônio liberado na corrente sanguínea quando estamos estressados e/ou muito cansados. E ele tem um efeitinho colateral: dificulta o processo de emagrecimento.

Ou seja, pra emagrecer não basta comer menos, praticar atividade física, se reeducar. É preciso ficar de olho também no nível de stress e ansiedade. Tá pensando que é fácil? Mas não é impossível, é sempre bom lembrar!

9 pensamentos sobre “Crônicas de uma dieta anunciada

  1. Parabéns pela vitória, querida!
    A descoberta do cortisol foi super importante prá mim. Quando descobri seus efeitos, descobri também que estava super estressada, com o nível de cortisol em 210 (o limite é 17!!). Muitas mudanças de vida depois, estou agora me 28 e me sentindo bem melhor 🙂
    É bom se cuidar, né?

  2. Pois é, Renata. Quando escrevi sobre o cortisol, lembrei-me de você e do que escreveu no Muitos e duplos. A grande questão, acho que em tudo na vida, é a gente seguir o que diz a música: “Tudo é uma questão de manter, a mente quieta, a coluna ereta e o coração tranquilo”! Tão simples, mas tão difícil! rs… (ainda bem que não impossível!)

  3. Nossa, Renata, que orgulho! 3,5 Kg em uma semana! Isso depois de muitos e muitos outros perdidos 😀 Acho que eu vou ter é que fazer um tratamento pra ansiedade enquanto faço dieta, senão o cortisol vai me sabotar forever! Rsrs!

    • Poisé, minha amiga, o cortisol é um danado que sabota a nossa dieta (como se não bastasse a gente mesmo sabotando! rs…). E, como tudo, combatê-lo é uma questão de disciplina. A gente tem mesmo q colocar a palavra descanso na nossa rotina! E ponto final.

Deixe uma resposta

