Daquilo que me incomoda

Tem gente que nasce velha. Não, não estou falando de Benjamin Button (por mais que ele seja a personificação máxima dessa frase). Estou falando daquelas pessoas que, muitas vezes, mesmo crianças, adolescentes ou jovens, se comportam como velhos. Pensam como velhos. Sentem como velhos. E eu me enquadro perfeitamente nessa categoria.

Isso nunca me incomodou. Não até agora. Quando começo realmente a envelhecer. Tá que dizer que uma pessoa de 31 anos é velha é um pouco de exagero adolescente mas, de certa forma, não sou mais uma menina. E envelhecer já tendo nascido velha tem efeitos colaterais que sinceramente me preocupam. Um deles? A falta de paciência extrema.

Nunca tive muita paciência, que fique claro. Mas nos últimos tempos, tenho percebido que é cada vez mais complicado segurar a pequena linha que ainda me resta. E essa impaciência se manifesta principalmente em relação a determinadas atitudes que vejo à minha volta.

Gente mal educada, por exemplo. Me irrita. E muito. A ponto de, em determinados momentos, eu começar a somatizar isso. Como não posso simplesmente dar umas belas palmadas nas pessoas em questão, eu começo a empolar de impaciência e irritação. É, Brasil, meu chilique chega em forma de vermelhidão na pele.

O pior é que isso tem se tornado mais frequente do que eu gostaria. Tanto o chilique, quanto a falta de educação das pessoas que me cercam. E quando eu falo falta de educação, eu me refiro a coisas básicas, como respeitar o professor (tá, eu sou velha mas ainda estudo!), respeitar os mais velhos, saber se comportar onde quer que se esteja, dar a vez no trânsito, não jogar lixo no chão e por aí vai. E olha que eu estou falando de gente adulta mal-educada e não de crianças (sim, porque pra elas ainda há esperança!).

Diante disso, tenho me perguntado nos últimos dias: o que fazer? Ficar empolada a cada má-educação que rola à minha volta não é, com certeza, a melhor saída. Mas deixar de me incomodar com isso também me parece um pouco complicado. O meio termo, você diria, seria uma alternativa plausível. Daí, eu pergunto: o que seria um meio termo nessa questão?

Me incomodar sem me estressar pode ser a resposta. E um exercício a ser praticado nos próximos tempos. Se vai dar certo, não sei. Mas prometo contar pra vocês dos avanços (ou não). Ou seja, em breve, cenas dos próximos capítulos!

Deixe uma resposta

