Fazendo acontecer

Se você tem um calendário sobre a mesa, dê uma rápida olhadinha nele. Se não tem, pegue uma agenda ou mesmo dê uma espiada no relógio do seu computador. Mas antes, prepare-se. Porque praticamente chegamos ao fim do primeiro mês de 2012. E isso, de certa forma, pode ser um tanto quanto assustador.

Mas antes que o susto tome conta de você, respire fundo. E pense: dos alvos/ projetos/sonhos que você estabeleceu para esse ano, quais estão em andamento? Quais já tiveram os primeiros passos dados? E quais precisam de uma injeção de motivação a partir de agora?

Para que o final de 2012 não seja composto apenas por um amontoado de projetos que nunca saíram do papel, é interessante que desde já você se empenhe em concretizá-los. E, mais do que isso, que desde agora você faça um acompanhamento de como anda a realização de cada um deles.

Uma maneira bacana de garantir que seus alvos não sejam apenas parte de uma listinha de empolgações pré-reveillon é colocar metas a curto, médio e longo prazo. Ou mesmo metas mês a mês. Por exemplo, se o projeto da vez é perder peso, estipule uma meta mensal (desde que seja real). Se o projeto é passar em um concurso, faça um cronograma de estudos (e cumpra a risca). Se o projeto é frequentar a academia, estabeleça quantas vezes por semana você deve aparecer por lá (e realmente vá!).

E pra que a motivação não morra na praia, uma ideia simples (e que muitas vezes funciona) é se presentear a cada meta atingida. Perdeu o peso estipulado para aquele mês? Uma blusa nova seria uma boa recompensa. Estudou aquilo que estipulou? Uma ida ao cinema cairia bem. E, claro, quando a meta for atingida totalmente, se dê ao direito de um big presente. Tenho uma amiga cujo notebook se chama 30kg por motivos óbvios: ela se presenteou com ele assim que eliminou os 30kg que tinha planejado.

Assim, pegue a sua listinha e dê uma bela examinada. No que você precisa se empenhar mais? No que já avançou? Lembre-se que, por enquanto, você tem 11 meses para fazer de 2012 um ano cheio de conquistas.

Ah! E não se esqueça: talvez, em alguns pontos, você precise mudar o foco ou mesmo a direção. A hora de fazer isso é agora. Reavalie seus sonhos, suas metas, suas estratégias. Reavalie, se preciso, suas motivações. E, caso perceba a necessidade, mude. Mudanças em projetos em estágio inicial são muito menos traumáticas do que aquelas realizadas nos que já estão em finalização.

2012 ainda tem 11 meses esperando por você. É hora de respirar fundo, reavaliar tudo e fazer acontecer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s